quarta-feira, 29 de julho de 2009

Hierarquia das Necessidades Humanas - Segundo Maslow




Abraham Harold Maslow nasceu no Brooklin, Nova Iorque em Primeiro de Abril de 1908. Foi o primeiro de um total de 7 filhos de pais imigrantes russos. Os pais de Maslow não tinham nenhum estudo, o que não impediu que insistissem que os filhos tivessem a melhor educação. A família gostaria que Abraham fosse advogado, e, para atender os desejos dos pais se matriculou na faculdade de direito em Nova Iorque. Estudou, no entanto, apenas um ano e meio e se transferiu para a Universidade de Cornell. Depois de se casar, contra a vontade de seus pais, com Bertha Goodman, sua prima em primeiro se mudou para Wisconsin onde conheceu Harry Harlow, famoso pelos estudos sobre comportamento com filhotes de macacos. Isto despertou o interesse de Maslow pela psicologia, a qual fez questão de estudar na Universidade. Recebeu os títulos de Bacharel em 1930, Mestre em 1931 e Doutor em Psicologia pela Universidade de Wisconsin em 1934. Em 1935 Maslow retornou a Nova Iorque onde foi trabalhar na Universidade de Columbia. Logo depois começou a lecionar na Universidade do Brooklin, onde teve a oportunidade de conhecer os mais notáveis psicólogos da época. Depois de conviver durante vários anos com estudos e pesquisas com Orangotangos e macacos, Maslow passou se interessar pela motivação humana. Iniciou a produção de diversos artigos sobre este tema que culminaram com a sua mais conhecida obra: a Teoria a respeito da Hierarquia das Necessidades Humanas.
A teoria a respeito das necessidades humanas, é descrito por Maslow, atraves de uma pirâmide ascendente em graus, que para o ser humano corresponde as suas necessidades, desde as primárias até a um grau em que " digamos " a vida está uma beleza! 'risos
Maslow descreve as necessidades da seguinte forma : Necessidades, fisiológicas ; ( necessidades do corpo ) . - Segurança ; Sociais ; Status ; Auto - Realização, que também pode ser entendido como Necessidades Espirituais .






' Fica ai o recado. Que busquemos cada dia mais, atender as nossas necessidades, sem pular nenhum degrau dessa pirâmide, apesar de ser muito dificil, não é impossivel, e se olharmos que apesar das lutas e das dificuldades é possivel vencer, e se auto- realizar, Maslow estará certo na sua teoria !
" Ps: Acho que vou estudar psicologia ! " :D

domingo, 26 de julho de 2009

' Tudo se completa de algum jeito . :D




Obrigado Ivetonaa, por essa bela música!
É tão bom ter alguém por perto
Pra você se sentir completo
Ter a mão que te leva pro futuro
Vislumbrando horizontes seguros...
É tão bom viajarmos juntos
E viver aproveitando tudo
Amanhã vai ser melhor que hoje
Novos sonhos ao amanhecer...
Imagino milhões de sorrisos
Cada um com seu jeito de ser
Mas ligados ao mesmo destino
Um amor feito eu e você...
O céu e o mar
A lua e a estrela
O branco e o preto
Tudo se completa de algum jeito
Homem, mulher,
A faca e o queijo
O incerto e o perfeito
Tudo se completa de algum jeito...
' Falou e disse ! '

sábado, 25 de julho de 2009


A descoberta do amor
“[...] Quando criança, e depois adolescente, fui precoce em muitas coisas. Em sentir um ambiente, por exemplo, em apreender a atmosfera íntima de uma pessoa. Por outro lado, longe de precoce, estava em incrível atraso em relação a outras coisas importantes. Continuo, aliás, atrasada em muitos terrenos. Nada posso fazer: parece que há em mim um lado infantil que não cresce jamais.Até mais que treze anos, por exemplo, eu estava em atraso quanto ao que os americanos chamam de fatos da vida. Essa expressão se refere à relação profunda de amor entre um homem e uma mulher, da qual nascem os filhos. [...] Depois, com o decorrer de mais tempo, em vez de me sentir escandalizada pelo modo como uma mulher e um homem se unem, passei a achar esse modo de uma grande perfeição. E também de grande delicadeza. Já então eu me transformara numa mocinha alta, pensativa, rebelde, tudo misturado a bastante selvageria e muita timidez. Antes de me reconciliar com o processo da vida, no entanto, sofri muito, o que poderia ter sido evitado se um adulto responsável se tivesse encarregado de me contar como era o amor. [...] Porque o mais surpreendente é que, mesmo depois de saber de tudo, o mistério continuou intacto. Embora eu saiba que de uma planta brota uma flor, continuo surpreendida com os caminhos secretos da natureza. E se continuo até hoje com pudor não é porque ache vergonhoso, é por pudor apenas feminino.Pois juro que a vida é bonita.”
Clarice Lispector : Ideal para todas as idades, ideal para todos os gostos, como minha amiga Lila diz : Diva inspiradora ! Obrigado Clarice por ter marcado a Literatura com seus traços !

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mídia


Mídia : Mídia ou Media, vocábulo latino que em português significa "meios" .
Hoje em dia Midia, é tudo que engloba os meios de comunicação, seja ele jornal, televisão, internet, telefone entre outros. A mídia tomou proporções mundias, todos tem acesso aos seus veiculos e por esse motivo ' todos são manipulados, pelas informações que são vendidas ' .
A televisão por exemplo, o meio de comunicação mais acessivel em todo o mundo, praticamente em todos os lares brasileiros existe uma, pra fazer a alegria do lar. Porém muitas vezes essa alegria dá espaço pra uma falta de atenção dos pais para com os filhos, das esposas para com os maridos, uma educação ' extraviada' mudanças de comportamento, hábitos por causa da televisão. Qualidade de vida, de mau a pior.
Até quando vamos deixar que um simples aparelho de tv, que possui o botão de " Desligar " tome conta das nossas vidas, mude totalmente o nosso jeito de viver e nos manipule ? ( Compre, tenha, seja, use, vamos 'desligar esses verbos introduzidos através de uma lavagem cerebral das nossas cabeças ) Lembrem-se de que o controle está nas nossas mãos.